Dicas
Sabe quando é a altura certa para mudar o filtro de partículas do seu automóvel?
15-07-2025
Dicas
Sabe quando é a altura certa para mudar o filtro de partículas do seu automóvel?
15-07-2025

Problemas com o filtro de partículas podem comprometer o bom funcionamento do motor.
Evite que o desempenho do motor seja afetado e conduza com mais segurança e eficiência. Cuide do seu veículo e aproveite cada viagem com tranquilidade!
Voltar
O filtro de partículas tem a função de reter as partículas sólidas emitidas pelo motor, ajudando a reduzir a poluição. No entanto, com o tempo, essas partículas vão-se acumulando no filtro, o que pode diminuir significativamente a sua eficácia. Quando isso acontece, o filtro deixa de funcionar corretamente, podendo causar uma diminuição do desempenho do motor, aumento do consumo de combustível e até danos mecânicos.
Para evitar esses problemas tem aqui alguns sinais que mostram que tem de trocar o filtro de partículas:
- O sistema de escape é responsável por expulsar os gases resultantes da combustão do motor. Quando o fumo libertado pelo escape apresenta uma cor preta, isso pode indicar que há excesso de partículas não filtradas a serem emitidas. Esta situação pode estar relacionada com a saturação do filtro de partículas, que, quando está sujo ou entupido, perde a capacidade de reter as partículas sólidas presentes nos gases de escape.
- Um aumento no consumo de combustível acima do habitual pode estar relacionado com o mau funcionamento do filtro de partículas. Quando este filtro está entupido ou saturado, o motor tem de trabalhar com mais esforço para manter o desempenho, o que leva a um consumo superior de combustível. Esta alteração no funcionamento pode ser um sinal de que o filtro de partículas está a causar restrições no sistema de escape, afetando a eficiência global do automóvel.
- A falta de potência do motor pode estar associada a problemas no filtro de partículas. quando este componente se encontra saturado ou obstruído, o sistema do veículo pode ativar o chamado "modo de segurança". Neste modo, a potência do motor é limitada para evitar danos maiores, o que resulta numa condução mais lenta e, em alguns casos, pode mesmo levar à paragem total da viatura. Esta é uma resposta automática do sistema para proteger os componentes mecânicos do motor.
Evite que o desempenho do motor seja afetado e conduza com mais segurança e eficiência. Cuide do seu veículo e aproveite cada viagem com tranquilidade!
ÚLTIMAS NOTÍCIAS