Kia PV5 estreia-se com prémio “International Van of the Year 2026” e quebra recorde mundial
Novos
Kia PV5 estreia-se com prémio “International Van of the Year 2026” e quebra recorde mundial
25-11-2025

O novo Kia PV5, o primeiro veículo comercial totalmente elétrico da marca, iniciou a sua trajetória com um feito histórico: conquistou o prémio “International Van of the Year 2026”, a mais alta distinção mundial no segmento dos furgões ligeiros. É a primeira vez que um construtor coreano recebe este prestigiado galardão.
A revelação foi feita durante a SOLUTRANS 2025, em Lyon, após a votação de um júri internacional composto por jornalistas especializados de 26 países, entre os quais Portugal. O painel destacou a inovação tecnológica, a eficiência energética e a versatilidade do novo modelo da Kia.
A versão Cargo Long do PV5 não ficou apenas pela distinção internacional: tornou-se também recordista mundial, ao alcançar um título do GUINNESS WORLD RECORDS™ por percorrer 693,38 km com carga útil máxima e apenas um carregamento de bateria, demonstrando desempenho e autonomia acima das expectativas do segmento.
Assente na plataforma dedicada E-GMP.S, o PV5 oferece até 416 km de autonomia WLTP, carregamento rápido de 10% a 80% em menos de 30 minutos e capacidade de carga até 790 kg. Este modelo marca o arranque da estratégia da Kia para o mercado dos PBV (Purpose-Built Vehicles), com foco em soluções elétricas adaptadas às necessidades reais das empresas.
Atualmente disponível na Europa ,incluindo Portugal, nas versões Cargo Long e Passenger, o PV5 terá a sua gama ampliada em 2026 com as variantes Chassis Cab, Cargo L1H1 e High Roof L2H2. A Kia confirmou ainda que modelos de maior dimensão, PV7 e PV9, estão em desenvolvimento.
Com este prémio e o recente recorde mundial, a Kia reforça a sua posição na transição para frotas elétricas e assume um papel de destaque no futuro da mobilidade comercial sustentável.
Pode pedir uma proposta comercial para o novo Kia PV5 aqui.
A Cardan é concessionário oficial Kia em Braga, Guimarães e Famalicão.




