Mazda revela os segredos do motor Skyactiv-X 

O Mazda Skyactiv-X é o primeiro motor a gasolina do mundo capaz de combinar o processo de ignição por faísca de um motor a gasolina com a ignição por compressão de uma unidade diesel.

Esta novidade a tecnologia SPCCI – Spark Plug Controlled Compression Ignition (Ignição por Compressão Controlada por Faísca),exclsuiva da Mazda, dispondo de quatro cilindros Skyactiv-X, de 2,0 litros de cilindrada.

O motor, lançado para a gama do novo Mazda3 (nas versões hatchback e sedan), tem uma potência de 180 cv e um binário de 224 Nm.

O bloco Skyactiv-X permite aos condutores a performance de um motor a gasolina com resposta  superior de um bloco diesel. Quanto aos consumos começam nos 4,3l/100km e regista emissões de 96g/km (na versão Sedan).

O Mazda3 Skyactiv-X está equipado com a tecnologia Mazda M Hybrid. O sistema inteligente mild-hybrid de 24 volts vai permitir uma diminuição de consumos e emissões, reaproveitando a energia recuperada no processo de desaceleração e alimentando um motor elétrico que assiste o motor principal.

A sua chegada está prevista para o próximo outono.