222 449 512
Dias úteis das 8h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00. (Chamada para a rede fixa nacional)
  • 0
  • 0

Novos   FIAT lança um novo desafio global 05-03-2024

Voltar
Novos  

FIAT lança um novo desafio global

05-03-2024

Num mercado de mobilidade global em constante mudança, há aqueles que sonham com um futuro melhor e os que dão passos concretos em direção a um amanhã mais sustentável e responsável. A FIAT provou que o futuro já chegou com a revelação da sua nova família de concepts inspirados no Panda.

O primeiro novo produto será revelado no próximo mês de julho, seguindo-se o lançamento de um novo veículo todos os anos até 2027. O novo conjunto de modelos foi concebido para conquistar as ruas do planeta e completar a gama da marca. Graças à Stellantis, a FIAT tem acesso a uma nova plataforma global, à qual acrescentou a sua marca distintiva de criatividade italiana: uma receita que combina beleza e soluções simples.

Foi hoje anunciado um novo desafio global num vídeo - disponível neste link - no qual Olivier François, CEO da FIAT e CMO Global da Stellantis, apresenta, a partir da localidade italiana de Ginevra, um alegre Panda, o modelo que mudou a forma como vivemos o automóvel ao longo de mais de quarenta anos. Foi este símbolo da criatividade italiana que inspirou a nova família de concepts.

Olivier François declarou: "A FIAT é uma marca global, com 1,3 milhões de automóveis vendidos no ano passado e uma sólida liderança em muitas partes do mundo. O nosso próximo passo nesta competição glonal será a transição de produtos locais para uma oferta global, que possa beneficiar todos os nossos clientes em qualquer parte do mundo. Estamos entusiasmados por partilhar este vislumbre do nosso futuro; na verdade, um futuro muito próximo, uma vez que o primeiro automóvel será apresentado dentro de quatro meses no âmbito das celebração do 125º aniversário da marca. A esse automóvel seguir-se-á um novo modelo todos os anos".

Os novos automóveis partilharão uma mesma filosofia - a funcionalidade nunca deve existir sem a diversão - e a mesma tecnologia - uma plataforma global única onde os novos modelos podem ser fabricados numa base de relevância local. Onde quer que os novos modelos sejam criados, podem ser produzidos em qualquer parte do mundo e chegar aos clientes em todo o lado. A plataforma multi-energia única também permitirá que os próximos modelos FIAT estejam equipados com todos os tipos de motorizações (elétrica, híbrida e térmica). Para além disso, a nova família será caracterizada por uma utilização eficiente do espaço e por materiais sustentáveis. Cada um dos novos modelos será uma interpretação única e original do espírito inclusivo, acessível e engenhoso que permitiu à marca criar veículos com interiores modulares, visuais únicos e personalidades arrojadas.

A FIAT está a aceitar o desafio de produzir automóveis mais sustentáveis e acessíveis com a sua abordagem "less is more" ("menos é mais"), eliminando peças redundantes e reduzindo os materiais poluentes, como os cromados, as ligas, o couro e as espumas dos bancos; há também uma atenção renovada ao desempenho aerodinâmico, como se pode ver no conceito fastback, e à "modularidade" inerente ao engenho italiano da FIAT. Esta última vê-se favorecida por uma plataforma transversal e uma utilização partilhada de até 80% de peças comuns, dependendo dos modelos, como os interiores, resultando num fabrico mais eficiente e em maiores benefícios para os clientes, como a acessibilidade e a distinção.

City Car

O primeiro concept mostrado no vídeo é o novo City Car. Maior do que o atual Panda, uma espécie de "Mega-Panda", conta com um design também ele inspirado no local de nascimento da marca: o icónico edifício Lingotto, em Turim, com a sua famosa pista de testes no telhado. Os designers da FIAT inspiraram-se em algumas das características especiais de Lingotto ao criarem a nova linguagem de design: incluindo a leveza estrutural, a otimização do espaço e o brilho. Entretanto, a forma oval do "La Pista 500", no telhado, deixou a sua marca em alguns dos aspectos do interior do novo modelo: desde o painel de instrumentos ao ecrã e aos bancos.

Além disso, a FIAT está a colocar uma ênfase especial na utilização de materiais sustentáveis, incluindo plásticos reciclados e tecidos de bambu. A marca pretende, também, eliminar algumas das barreiras a uma mobilidade mais sustentável, nomeadamente facilitando o ligar e desligar da tomada com um "cabo auto-enrolante". A posição de condução elevada e o design robusto fazem deste modelo citadino o aliado perfeito para clientes de todo o mundo, especialmente em ambientes urbanos repletos de pessoas. Mas, ao mesmo tempo, oferece espaço e versatilidade para viagens de fim de semana e férias em família.

Pick-Up

A Pick-Up é o segundo concept que aparece no vídeo. A FIAT é líder de mercado na América do Sul e a pick-up Strada é o veículo mais vendido no mercado brasileiro. No futuro, a FIAT tem a certeza de que este tipo de veículo pode replicar o seu sucesso a nível global, mesmo na Europa. O novo concept Pick-Up da FIAT coloca, realmente, a diversão dentro da funcionalidade e responde à redescoberta global do tempo livre como um valor para as pessoas. A diversão e o carácter prático vão, certamente, espalhar-se por todo o mundo com este modelo, proposta que combina o conceito de uma pick-up com a funcionalidade de um veículo comercial ligeiro e o conforto de um SUV, numa dimensão adequada aos ambientes urbanos de todo o mundo. As atividades ao ar livre são mais do que passatempos, e esta Pick-Up foi perfeitamente concebida para tirar o máximo partido do seu estilo de vida.

Fastback

Herdeiro de dois dos maiores sucessos da Marca - o Fiat Fastback no Brasil e o Fiat Tipo no Médio Oriente e África - este Fastback pretende seguir as suas pisadas e afirmar-se a nível global na América Latina, Médio Oriente e África, e até na Europa. Este concept assenta sobre a mesma plataforma modular e apresenta um toque desportivo. O Fastback é a prova de que a FIAT pode melhorar o seu compromisso sustentável sem renunciar ao desempenho: o dinamismo da silhueta e o desempenho realmente aerodinâmico oferecem um consumo mais baixo e uma modernidade e juventude adicionais face ao oferecido por muitas propostas SUV.

SUV

O quarto concept mostrado no vídeo é um espaçoso SUV familiar, uma espécie de "Giga-Panda". Em linha com o papel da FIAT como pioneira da mobilidade acessível, inovadora e sustentável, o veículo é mais uma confirmação da ênfase especial que a marca está a dar às necessidades do transporte familiar.

concept SUV da FIAT vai ao encontro das necessidades dos clientes em termos de segurança, versatilidade e design, trazendo espaço e robustez às famílias de todo o mundo.

Camper

O último concept apresentado é o derradeiro veículo "do-it-all", uma vez que apresenta o novo estilo dolce vita e volta a ligar as pessoas umas às outras e à natureza. Este conceito presta homenagem à "Fun-ctionality" do Panda dos anos 80, recordando a versatilidade de um automóvel feito para a cidade com as características de um SUV e a alma de um companheiro de confiança.

A Cardan é concessionário oficial Fiat, com instalações na Maia, Braga e Vila do Conde.

Descubra aqui a gama completa.
Voltar